Ao estudar inglês, você expande seus horizontes, entra em contato com diferentes culturas, se aprofunda na língua inglesa e seu desempenho no uso do idioma chega a outro nível, seguindo padrões estabelecidos no Common European Framework of Reference for Languages - Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
CEFR é a sigla para Common European Framework of Reference for Languages - Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - que estabelece parâmetros internacionais de aprendizagem, ensino e avaliação.
O CEFR, desenvolvido pelo Council of Europe, é utilizado no mundo todo para descrever as habilidades e nivelar o grau de conhecimento de um aluno na língua que ele está estudando.
De acordo com o CEFR, há três tipos de falante: básico, independente e proficiente, que se subdividem nos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Acompanhe a seguir o crescimento do desempenho no idioma.
O aluno que completa este nível iniciante passa a se comunicar de forma básica, e é necessário que o interlocutor fale de forma pausada para ser compreendido. O aluno, então, compreende e usa expressões simples que visam satisfazer necessidades elementares, sendo capaz de:
• Agradecer e responder a um agradecimento;
• Apresentar e cumprimentar pessoas;
• Dar informações sobre pessoas e coisas;
• Descrever objetos;
• Usar números ordinais;
• Perguntar e dizer as horas;
• Dialogar sobre acomodações;
• Comentar a respeito de idade, altura e peso;
• Conversar sobre comidas e bebidas;
• Falar sobre horários e eventos rotineiros;
• Discorrer sobre possessões;
• Mencionar quantidades;
• Fazer pedidos em um restaurante;
• Oferecer e solicitar ajuda;
• Pedir desculpas;
• Requisitar e dar informações sobre lugares.
Ao terminar este nível básico, o aluno consegue entender textos simples e curtos, e usar expressões relacionadas a seu cotidiano, estando preparado para:
• Dar endereços;
• Pedir e dar direções;
• Especificar e falar sobre datas e eventos;
• Falar sobre viagens;
• Fazer e aceitar pedidos;
• Oferecer, aceitar e recusar comida;
• Pedir algo para beber;
• Pedir e dar explicações;
• Fazer compras;
• Trocar uma compra;
• Descrever coisas;
• Descrever qualidades;
• Descrever uma pessoa;
• Fornecer informações pessoais e sobre a família;
• Perguntar e falar sobre interesses e planos;
• Falar sobre a saúde pessoal.
O aluno que finaliza este nível intermediário é capaz de compreender e descrever experiências e eventos, bem como justificar opiniões. Ainda consegue lidar com situações habituais de viagens, e entender pontos principais de textos com linguagem clara. Assim, encontra-se apto a:
• Dar conselhos, avisos ou opiniões;
• Explicar a razão de uma atitude;
• Expressar desejos, ceticismo ou dúvidas;
• Verbalizar satisfação, frustração e solidariedade;
• Explicitar o desejo de conhecer algo;
• Expor opiniões sobre hábitos;
• Discorrer sobre lugares, clima e estilos de vida;
• Mencionar possibilidades e planos futuros;
• Comentar sobre preferências e vontades;
• Planejar mudança ou viagem;
• Falar sobre reserva de hotel e moeda local;
• Discursar sobre emoções, sentimentos e atitudes;
• Discutir sobre opções do menu de um restaurante e fazer pedidos;
• Narrar eventos.
Ao concluir este nível equivalente ao de um falante independente, o aluno já se comunica com certo grau de espontaneidade e fluência com falantes nativos, expressando e explicando o próprio ponto de vista. Também entende a ideia principal de textos complexos, incluindo questões técnicas na sua área de especialidade. Além de estar apto a acompanhar discursos e palestras, tendo condições de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo. Logo, mostra-se habilitado a:
• Falar ao telefone;
• Discorrer sobre empregos;
• Fazer sugestões;
• Ler e entender artigos de revistas e jornais;
• Anotar e deixar uma mensagem;
• Expressar surpresa;
• Discursar sobre diferenças;
• Defender opiniões;
• Informar sobre um problema;
• Dar explicações e instruções;
• Compreender documentários e comerciais.
O aluno que alcança este nível de proficiência avançada passa a se expressar com espontaneidade e fluência, usando o idioma de forma natural e eficaz nos meios social, acadêmico e profissional. Pode, inclusive, cursar um mestrado nos Estados Unidos, por exemplo. Assim, encontra-se capacitado a:
• Participar de seminários, palestras e workshops;
• Fazer apresentações em inglês;
• Ler e compreender textos e artigos de jornais e revistas, discutindo os principais aspectos;
• Produzir textos claros, coesos e bem estruturados.
Ao concluir este nível de domínio completo, o aluno é capaz de se comunicar sem esforço, com as mesmas habilidades de um falante nativo. Desta forma, compreende tudo o que ouve e lê, estando apto a resumir e a reconstruir a informação e os argumentos vindos de várias fontes, e ainda apresentá-los com coerência. Além de conseguir se expressar de maneira espontânea, precisa e fluente, tendo competência para perceber pequenas variações de significado em situações complexas.
Ao correlacionar o CEFR (A1-A2-B1-B2-C1) com os nossos níveis (1 a 11) do curso English, o CCAA proporciona a possibilidade de você acompanhar a evolução de seus estudos, seguindo padrões reconhecidos no mundo inteiro.
Níveis CEFR | Níveis CCAA | |
A1 | 1, 2 e 3 | Elementar |
A2 | 3, 4 e 5 | Elementar e Intermediário |
B1 | 6, 7, 8 e 9 | Intermediário e Avançado |
B2 | 9 e 10 | Avançado e Avançado-Superior |
C1 | 10 e 11 | Avançado-Superior |
C2 | Para alunos não nativos com vivência no exterior. |