Como responder “How are you?” e não cometer nenhuma gafe
Muitas pessoas não sabem como responder à pergunta “How are you?”. Apesar disso, existem várias formas de replicar a esse questionamento sem precisar ficar repetitivo e sem se congelar. Dependendo do nível de formalidade ou de intimidade com a outra pessoa, você pode dar uma resposta curta ou completa.
Quando se trata de um diálogo em inglês, muita gente pode apelar para o básico e acabar caindo na mesmice. Contudo, é possível se sair bem de uma situação assim começando com o pé direito! Para isso, é importante nutrir o seu vocabulário para melhorar o seu nível de inglês.
Por isso, neste post você vai aprender várias formas de responder a “How are you?” que vão melhorar a sua fluência. Confira o conteúdo completo!
O que significa “How are you?”
Literalmente, “How are you?” significa “como você está?”. Ou seja, quando alguém te faz essa pergunta, ela quer saber como anda a sua vida e como você tem passado. Dessa forma, é muito importante responder algo além do “fine”, não é mesmo?
Geralmente, essa frase é usada no início das conversas, logo após os cumprimentos. Além disso, uma variação desse questionamento é quando perguntam “How are you doing?”, que tem o mesmo significado. Com certeza você deve ter ouvido algumas dessas sentenças em algum filme ou seriado.
Por esse motivo, essa é uma das frases em inglês mais comuns em diálogos. Então, continue neste post e veja como responder a essa pergunta de várias formas e arrase em todas as ocasiões.
Como responder à pergunta “How are you?”
Basicamente, existem três tipos de respostas: as curtas, as que iniciam com “I am” e as que começam com “I am doing”. Cada tipo pode ser usado em diversas situações. Por exemplo, uma resposta curta pode ser usada quando se deseja ir direto ao ponto principal da conversa. Um jeito mais formal é iniciar usando “I am doing OK”.
Uma forma clássica de começar a aprender inglês é por meio das saudações. Por isso, confira as principais formas de responder quando perguntam em inglês como você está.
Respostas curtas
Há várias maneiras de responder quando a ideia é ser rápido e sucinto. Contudo, ao usar estas frases, é preciso atenção para não soar ríspido. Veja como fazer isso:
- Fine: bem.
- Ok: ok.
- Great: ótimo.
- Absolutely great: absolutamente ótimo.
- Good: bem.
- Pretty good: muito bem.
- Pretty well: muito bem.
- All right: tudo certo.
- Not bad: nada mal.
- Not ok: não tão bem.
- Bad: mal.
- Really bad: muito mal.
- Pretty bad: muito mal.
Para retornar à pergunta, é possível usar “And you?” ou ainda “How about you?“, que significam, respectivamente, “E você?” e “E quanto a você?”.
Respostas com “I’m doing”
O uso do “I’m doing” junto com o seu estado de espírito é uma forma completa de expressar o seu sentimento. Ela pode ser usada em várias ocasiões e expressa uma maneira mais amigável de resposta. Confira algumas expressões comuns.
- I’m doing fine: estou bem.
- I’m doing OK: estou ok.
- I’m doing great: estou ótimo.
- I’m doing absolutely great: estou absolutamente ótimo.
- I’m doing good: estou bem.
- I’m doing pretty good: estou muito bem.
- I’m doing pretty well: estou muito bem.
- I’m doing all right: está tudo certo.
- I’m not feeling well: estou mal.
- I’m doing really bad: estou muito mal.
- I’m doing pretty bad: estou muito mal.
Se alguém pergunta como você está, é importante agradecer a pergunta. Por isso, use as expressões “Thanks for asking” – “obrigado por perguntar” – ou “Thanks” – “obrigado”. Por exemplo “I’m doing good. Thanks for asking. How about you?”, que, traduzindo, fica “Estou bem. Obrigado por perguntar. E quanto a você?”
Note que o termo “doing” é uma conjugação do verbo “to do”. Essa diferença de escrita acontece porque ele é um dos vários verbos irregulares em inglês.
Respostas completas
Uma maneira completa de responder quando perguntam “How are you?” é iniciar a frase com “I am”, juntamente com o sentimento que se deseja passar. Dessa maneira, você adiciona “eu estou” ao seu estado de espírito.
- I am fine: eu estou bem.
- I am OK: eu estou ok.
- I am great: eu estou ótimo.
- I am absolutely great: eu estou absolutamente ótimo.
- I am good: eu estou bem.
- I am pretty good: eu estou muito bem.
- I am pretty well: eu estou muito bem.
- I am all right: tudo certo.
- I am not bad: eu não estou nada mal.
- I am not ok: eu não estou tão bem.
- I am bad: eu estou mal.
- I am really bad: eu estou muito mal.
- I am pretty bad: eu estou muito mal.
Caso a conversa seja mais informal, você pode usar a abreviação do verbo “I am”. Ou seja, você pode falá-lo na forma de “I’m”. Essa dica vale para um diálogo falado ou por escrito.
Outras formas de responder
Além das formas clássicas citadas anteriormente, dependendo do contexto, é possível recorrer em outras formas de responder. Como nos exemplos listados abaixo:
- Same as always: o mesmo de sempre
- I’m getting by: estou levando
- I can’t complain: não posso reclamar
- I couldn’t be better: não poderia estar melhor
- I’ve been better: já estive melhor
- I’ve had better days: já tive dias melhores
- It’s getting better: está melhorando
Essas outras maneiras de responder à pergunta mostram desenvoltura com a língua inglesa, porque são formas muito usadas no cotidiano. Além disso, as sentenças listadas acima são mais comuns de serem usadas em conversas informais. Porém, em certos casos, é preciso ter atenção com alguns cognatos e falsos cognatos.
Dominar a língua inglesa é importante em vários aspectos da vida. Seja em uma entrevista de emprego, intercâmbio ou até mesmo para entender melhor séries e filmes. Contudo, com a rotina cada vez mais apertada, fica difícil encontrar um horário para aperfeiçoar o segundo idioma. Para saber como lidar com isso, veja nosso post sobre os motivos para fazer aula particular de idiomas.